• paulacabralgomes

Confira a receita de Fatima Terada, 2° lugar no Desafio Culinário



A participante do Desafio Culinário Água no Feijão Fatima Terada ficou em 2° lugar no primeiro concurso organizado pelo Movimento Água no Feijão com a receita Brownie de Feijão Preto.

A receita de Fatima é uma declaração de amor a seu esposo. “Meu marido tem uma série de restrições alimentares, pois é diabético, hipertenso e portador de uma doença neuromuscular degenerativa. Essa doença provoca o enfraquecimento dos músculos em geral, em particular os músculos que possibilitam a mastigação e a deglutição.”

Fatima passou meses pesquisando receitas de doces – pois seu marido simplesmente adora tudo que é doce e com muito chocolate – que tivessem baixo teores de açúcares e carboidrato (por conta da diabetes) e que fossem bem macios, quase pastoso (por causa do problema com a deglutição).

Ela conseguiu encontrar tudo o que queria nessa receita e fez algumas alterações. “Aqui eu apresento a receita original, ou seja, para quem não tem restrição alimentar. Quando eu faço para o meu esposo, eu substituo o açúcar pelo xilitol, a farinha de trigo pela farinha de aveia. Essa foi a primeira receita com chocolate que ele provou quando os médicos liberaram a alimentação de forma oral. Desde então é a preferida dele. E ele custa a acreditar que a massa é basicamente feijão preto.”

A participante costuma fazer essa receita em ocasiões muito especiais como aniversário, dia dos Pais e Natal. “É uma receita com memórias afetivas recente, inusitada e feita sempre com muito carinho e muito amor”, declarou.

Confira a receita completa abaixo:

Brownie de Feijão Preto

• Ingredientes:

- 500 g de feijão preto cozido

- 120 ml de óleo de coco

- 65 g de chocolate derretido

- 2 ovos

- 20 g cacau em pó sem açúcar

- 2 g de café solúvel

- 135 g de açúcar mascavo

- 5 ml de extrato de baunilha

- 40 g de farinha

- 2 g fermento em pó

- 2 g sal

- 100 g de chocolate picado para finalizar

- 100 g de nozes picadas para finalizar

• Modo de preparo:



Fatima, o Movimento Água no Feijão agradece muito a sua participação e a parabeniza pelo 2° lugar.

Até a próxima!


7 visualizações
Siga-nos nas redes sociais
Contate-nos

© 2020 Movimento Água no Feijão

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube