• Erika Yamauti

SPTV divulga novamente o Movimento Água no Feijão

Atualizado: Out 1

Na semana passada, no dia 22 de setembro, o Movimento Água no Feijão (MANF) foi exibido novamente no SP1, telejornal local da Globo. A reportagem de Thiago Crespo mostrou a nossa recém instalada cozinha comunitária e também acompanhou de perto a entrega das refeições, direto da quadra da escola de samba Imperador do Ipiranga, em link ao vivo.


O repórter retomou uma matéria exibida em maio, no mesmo telejornal, sobre o início do nosso trabalho, quando a chef Telma Shiraishi decidiu agir para reduzir o sofrimento das camadas mais vulneráveis da sociedade, criando o Movimento Água no Feijão com apoio de diversas entidades e voluntários.


De maio a setembro, as refeições foram produzidas no restaurante Aizomê da Japan House São Paulo, mas o objetivo do MANF sempre foi a capacitação da comunidade local. Sendo assim, no final de setembro, foi inaugurada a cozinha comunitária, instalada na Centro Educacional Mater Et Magistra, localizada na zona Sul de São Paulo.


Através de uma cooperativa, a cozinha comunitária continuará distribuindo 200 refeições diárias, de segunda a sábado, agora preparadas por quatro cozinheiras da própria comunidade de Heliópolis. Até dezembro, serão mantidas as 5.200 refeições mensais, e as moradoras da comunidade do Heliópolis estão recebendo capacitação e orientação direta da chef Telma.


"Grande parte delas já são cozinheiras, mas tentamos passar mais elementos para elas evoluírem, como ferramentas de gestão, planejamento, protocolos, novas medidas sanitárias", explicou a chef Telma, no depoimento exibido na reportagem.


A cozinheira Maria Celia da Silva também foi entrevistada. Ela estava desempregada, e muito preocupada com a situação da família. "Estava entrando em desespero e apareceu essa oportunidade de cozinhar para a comunidade. Está sendo maravilhoso, trabalhar e ainda ter o prazer de cozinhar para a própria comunidade, com todo amor, todo carinho"


O repórter Thiago Crespo comenta na reportagem: "Não existe tempero melhor do que fazer render essa corrente de oportunidades, e de grão em grão, esse pessoal continua escrevendo um capitulo bonito, no meio de tanta coisa ruim, no livro da pandemia".


Ao final, o apresentador César Tralli elogiou o projeto: "você sente o amor, a imagem consegue passar todo amor e a dedicação do pessoal. Capacitação profissional, oportunidade de trabalho, sem esquecer da origem do projeto, que é colocar comida na mesa de quem precisa. Os voluntários estão de parabéns e que isso se multiplique, que mais gente se inspire", comentou.

Essa divulgação na mídia é muito importante para o Movimento. "O número de contatos recebidos pelo MANF nessa semana aumentou substancialmente depois da reportagem exibida no SPTV. Só no dia da reportagem, recebemos quase quarenta contatos! Incluem-se aí também pessoas voluntariando-se para ajudar no projeto e querendo fazer doações em insumos", avalia Marisa Shirasuna, coordenadora de Relacionamento ao Público.


Já entregamos quase 30 mil marmitas e o nosso trabalho não pode parar. Faça sua doação de qualquer valor e nos ajude a manter esse trabalho! ⠀ Faça sua doação ao Movimento Água no Feijão: www.aguanofeijao.org.br/shop Instagram e Facebook: @aguanofeijaobr E-mail: contato@aguanofeijao.org.br

13 visualizações
Siga-nos nas redes sociais
Contate-nos

© 2020 Movimento Água no Feijão

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube