• Erika Yamauti

Galeria Verve realiza I Viewing Room, apoiando o Movimento Água no Feijão

Uma iniciativa inédita combinando arte e solidariedade. A Galeria Verve, localizada em São Paulo, inaugurou no dia 01 de outubro o seu primeiro Viewing Room, com uma seleção de obras do artista Guilherme Callegari, em sua maioria desenvolvidas durante a quarentena. As obras podem ser acessadas no link https://www.vervegaleria.com/viewing-room-guilherme-callegari.

Os Online Viewing Rooms surgem como alternativa ao fechamento dos espaços de arte durante a pandemia da Covid-19, contexto no qual a arte pode se converter em ferramenta de mobilização social e inspirar transformação. Foi pensando neste aspecto que o projeto foi todo idealizado para que 1/3 do valor de venda das obras do Viewing Room seja integralmente doado ao Movimento Água no Feijão (MANF).


"Estou muito orgulhoso de trabalhar pelo Movimento Água no Feijão e ver essa nova parceria com a Verve Galeria. As parcerias que contribuem diretamente com alimentos ou serviços que utilizamos nas atividades rotineiras são bem vindas, mas o movimento é feito por todos nós. Junto aos voluntários e as comunidades envolvidas, cada doador, seja pessoa física ou jurídica, também é parte deste trabalho. Uma parceria com uma galeria de arte, expondo um artista premiado, já reconhecido internacionalmente como o Guilherme Callegari, é uma forma de compor o movimento com pessoas novas e dar-lhes a oportunidade de se envolverem neste trabalho, seja contribuindo financeiramente ou com trabalho voluntário", comenta Ricardo Kakeshita, coordenador geral do MANF.


A seleção de obras é acompanhada de ensaio crítico, desenvolvido especialmente para o projeto, pelo também artista e pesquisador Andrey Koens, que acompanha e estuda o trabalho de Callegari como parte de sua pesquisa de mestrado.

Os trabalhos em papel de Guilherme Callegari começam a conversa dizendo o que não são: nem pinturas, nem desenhos; nem figuração, nem abstração. Os materiais secos e oleosos em bastão e as canetas que o artista utiliza para compor suas formas sobrepostas constroem uma espécie de dialeto. A abordagem concreta fica mais evidente na titulação dos trabalhos, com nomes confusos que subvertem a visualidade das próprias pinturas, como um convite a outras descobertas: a primeira no olhar; a segunda no nome.


“Ao passar por uma miríade de referências que variam amplamente entre o design gráfico, o imaginário coletivo da publicidade outdoor e a cultura automobilística, ou ainda entre a pintura de paisagem e o grid gráfico, Guilherme Callegari encontra-se em uma constante dialética de influências variadas, que se entrecruzam em suas diferentes obras. A escolha, combinação e reconfiguração dos elementos é o arcabouço da obra de Callegari, aludindo a um tipo de teatro ou poesia concretista” conclui Koens.

Sobre o artista

Guilherme Callegari nasceu em 1986 em Santo André, onde vive e trabalha. Graduou-se em Design Gráfico com ênfase em tipografia em 2011. Sua obra lida com temas do Design Gráfico/Comunicação e da pintura.

Depois de sua formação, o artista se deixa contaminar por suas pesquisas em Design Gráfico na faculdade e passa a assumir essa temática como objeto de pesquisa de sua pintura. Callegari já ganhou prêmios em salões de Praia Grande e Santo André, participou de exposições coletivas na BARÓ Galeria, Zipper Galeria, e apresentou exposições individuais na Casanova Arte e Cultura e na Verve Galeria. Seus trabalhos integram importantes coleções privadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Peru e Holanda e recentemente seu trabalho passou a integrar a coleção do Museu de Arte do Rio [MAR], por meio da indicação do crítico Paulo Herkenhoff no stand da Verve Galeria durante a SP-Arte 2019. Em 2019, Guilherme Callegari participou como artista convidado do 47º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, com uma seção especial dedicada a seu trabalho.



14 visualizações
Siga-nos nas redes sociais
Contate-nos

© 2020 Movimento Água no Feijão

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube