• paulacabralgomes

Confira a receita de Neli Shimizu, 3° lugar no Desafio Culinário



A participante do Desafio Culinário Água no Feijão Neli Shimizu ficou em 3° lugar no primeiro concurso organizado pelo Movimento Água no Feijão com a receita Panquecas e Sorvete de Azuki.

Neli declarou que o doce de azuki (anko) é uma lembrança de infância, sempre presente, principalmente pela sua mãe que adora doces como o botamoti. “O sorvete de azuki, também é um lembrança dela que sempre falava de sorvete de azuki inesquecível que ela tomava quando criança”, disse a participante.


Segundo Neli, a ideia de fazer panquecas de azuki era trazer a lembrança do dorayaki, ou do tayaki, mas de um modo mais simplificado, com o gosto muito parecido.

Confira a receita completa abaixo:

Panquecas e Sorvete de Azuki

Para a pasta de azuki (anko)

• Ingredientes:

- 300 g de azuki

- água

- 200 g de açúcar demerara orgânico

• Modo de preparo:

Selecione e lave o azuki, coloque na panela com água, ligue o fogo e deixe até ferver, retire e escorra (para tirar a acidez do feijão). Coloque numa panela de pressão, cubra com água e cozinhe durante mais ou menos meia hora depois que pegar pressão. Tire a pressão, escorra a água que sobrou, coloque de novo na panela, acrescente metade do açúcar, mexa até incorporar, ligue o fogo e acrescente o restante do açúcar, mexa até engrossar pouco e ver o fundo da panela. Coloque numa assadeira para esfriar.

Pare o sorvete de azuki

• Ingredientes:

- 100 ml de água

- 100 ml de açúcar demerara orgânico

- 2 xícaras (520 g) de anko

- 2/3 xícara de creme de leite

• Modo de preparo:

Coloque a água e o açúcar numa panela, ferva até formar uma calda, acrescente o anko, mexa até ficar homogêneo e depois acrescente o creme de leite e mexa bem até incorporar tudo. Deixe esfriar. Coloque no freezer, depois de 2 horas, bata para quebrar os gelinhos e volte de novo no freezer até firmar bem. Ou coloque numa sorveteira.

Para a panqueca

• Ingredientes:

- 1 xícara (260 g) de anko

- 2 colheres de sopa de água

- 2 ovos

- 1/4 xícara de açúcar

- 1 xícara de leite

- 1 colher de chá de essência de baunilha

- 2 xícaras de farinha de trigo peneirada

- 1 colher de chá de fermento químico em pó

- 1 pitada de sal

• Modo de preparo:

Esquente um pouco o anko com as 2 colheres de água para amolecer. Bata as claras de neve. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme claro, acrescente o leite, a essência de baunilha e, depois, o anko. Adicione a farinha, o fermento e o sal, não mexa muito para não ativar o glúten. Acrescente as claras em neve em 2 vezes, mexa delicadamente. Esquente uma frigideira antiaderente, unte com um pouco de manteiga, e faça as panquecas. Quando tiver umas bolhinhas, vire e deixe dourar.

Montagem e decoração

• Ingredientes:

- açúcar confeiteiro

- mel

- folhinhas de hortelã

• Modo de preparo:

Acomode as panquecas num prato, polvilhe o açúcar confeiteiro, coloque o mel a gosto e acrescente uma bola de sorvete de azuki.

Veja as fotos do prato:


Neli, o Movimento Água no Feijão agradece muito a sua participação e a parabeniza pelo 3° lugar.

Até a próxima!

4 visualizações
Siga-nos nas redes sociais
Contate-nos

© 2020 Movimento Água no Feijão

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube