• Erika Yamauti

Confirmada a data oficial de encerramento do MANF

Atualizado: 2 de Dez de 2020

Um grande sonho que sonhamos juntos, e pelo qual trabalhamos muito. No dia 23 de dezembro, está confirmado o ENCERRAMENTO OFICIAL do Movimento Água no Feijão (MANF), com a entrega de kits para adultos e brinquedos para as crianças da comunidade de Heliópolis, como parte da nossa Ação Solidária de Natal.

Após 8 meses de trabalho e quase 50.000 refeições preparadas, o MANF está se preparando para o encerramento oficial do projeto. Graças ao apoio dos patrocinadores, apoiadores e pessoas físicas, conseguimos alcançar a meta de arrecadação necessária para garantir o fornecimento de marmitas para a comunidade de Heliópolis até o final do ano de 2020.


Histórico do projeto

O MANF reúne mais de 60 voluntários sob liderança da chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, todos unidos para viabilizar a produção e entrega das marmitas solidárias, mantendo o pagamento de cozinheiros, ajudantes, transportadores e pequenos fornecedores.


Nos primeiros dois meses do projeto (maio a junho), foram distribuídas 12.000 refeições e entre julho a setembro foram entregues mais 13.000, totalizando 25.000 marmitas entregues para a comunidade de Heliópolis, com o fundamental apoio da escola de samba Imperador do Ipiranga. Serão distribuídas cerca de 50.000 refeições até o final do projeto.


O restaurante Aizomê, responsável pela produção até o início de setembro, voltou a funcionar normalmente para atender o público da Japan House São Paulo. Portanto, até 23 de dezembro, o MANF continua distribuindo 280 refeições diárias, de segunda a sábado, agora preparadas por cozinheiras da própria comunidade de Heliópolis, na cozinha comunitária instalada na Centro Educacional Mater Et Magistra Desde outubro são 7.280 refeições mensais, produzidas sob supervisão da chef Telma.


Apoio da comunidade

“Em março, com a pandemia e a quarentena, as perspectivas pareciam ruins para o voluntariado, mas constatamos que é em momentos como esse, mais do que nunca, que ele faz sentido e devemos pensar mais nos outros do que em nós mesmos. A JCI começou a capacitar intensivamente seus membros em todo Brasil para a adaptação. Em São Paulo, tivemos a honra de sermos convidados pela Telma Shiraishi para intensificar uma prática na qual ela já estava envolvida: combater a fome”, lembra Ricardo Kakeshita, coordenador geral do MANF e vice-presidente da JCI Brasil-Japão.


Na Convenção Nacional 2020, o Movimento Água no Feijão recebeu da JCI Brasil o Prêmio de Melhor Projeto de Desenvolvimento Econômico. “Atualmente é difícil descrever todos os impactos deste projeto, desde o acesso à alimentação de qualidade, a ajuda de custo para as cozinheiras da comunidade, o incentivo aos pequenos produtores e empreendedores, os doadores que se emocionaram com a causa, e até o desenvolvimento pessoal e profissional de cada voluntário. Está sendo uma experiência incrível trabalhar com cada um deles, diariamente aprendendo a lidar com pessoas diferentes em situações diferentes”, resume Kakeshita.


“Ver esse resultado é tão satisfatório que não hesitamos em doar nosso tempo pela causa que acreditamos. O que inicialmente seria uma ação de 30 dias se estenderá para quase 8 meses e agora esperamos encerrar com o que nos propusemos desde o começo, de forma ética e digna para com toda a comunidade, os voluntários e parceiros envolvidos e todas as pessoas e empresas que nos apoiaram. Sou eternamente grato a todos com quem me relacionei por essa causa pois certamente tirei pelo menos uma lição ao longo do caminho!”, finaliza o coordenador.


As entidades realizadoras do MANF (JCI Brasil-Japão, Abeuni, Comissão de Jovens Bunkyo, Aliança Cultural Brasil-Japão, Abjica, KIF Brazil, Asebex e Japan House São Paulo) continuam contribuindo ativamente nas diversas equipes.


O Movimento Água no Feijão conta com o patrocínio Diamond da B3, patrocínio master da Mitsubishi Corporation do Brasil e o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Café Fazenda Aliança, Perfumaria Takeo e LW Design Group.


Faça sua doação para o Movimento!


Até 15 de dezembro, o grupo realiza uma campanha em prol da cooperativa formada por cozinheiras de Heliópolis, que é responsável pela produção das refeições do Movimento Água no Feijão (MANF) em nossa cozinha comunitária. A campanha visa apoiar a cooperativa nesse período difícil da Covid-19. Todos os recursos captados até 15/12 serão destinados integralmente à Cooperativa Ambrosia dos Sabores Solidários.





22 visualizações0 comentário