• Erika Yamauti

Chef Telma Shiraishi participa de Jam Cafe 2020


No dia 13 de junho, a chef Telma Shiraishi participou de uma super live com a temática do café. O Jam Café Brasil é um evento sobre café voltado ao público consumidor, criado por Ensei Neto em 2015, e foi veiculado pelo Instagram no perfil @jamcafebrasil.


Durante cinco horas, mais de 30 profissionais e personalidades se apresentaram, combinando cultura, entretenimento, gastronomia, música, coquetelaria e artes gráficas, tendo o café como fio condutor.

O evento teve 5 blocos de apresentações, sendo o primeiro de abertura, seguido de blocos alternando apresentações de importantes baristas, bartenders, chefs e especialistas em bebidas, entremeados de pockets shows musicais. A chef Telma encerrou o bloco 3 da programação, e ensinou como fazer a gelatina de café, tradicional sobremesa japonesa (confira a receita abaixo, com os comentários da chef).

"Agradeço ao convite para integrar o time desse encontro em torno do café e outras bebidas com tantos profissionais de peso. O evento também arrecadou fundos para serem doados ao movimento Água no Feijão e Coletivo Ada Coleman", explica Telma.


コーヒーゼリー Kōhii Zerii | Coffee jelly | Gelatina de café


Receita de hoje para o evento Jam Café Brasil 2020.

Essa sobremesa é muito rápida e fácil de fazer e extremamente popular no Japão.

Em vez da gelatina convencional, obtida pela hidrólise do colágeno de tecidos animais, utilizamos kanten ou ágar- ágar, extraída de algas marinhas (uma ótima opção vegetariana).

Eu utilizei o café solúvel pois é a solução mais prática, mas um café de sua preferência, com extração da bebida pelo método que tiver à mão funciona para a receita.


Ingredientes: 500 ml de água filtrada ou mineral 4 g de kanten em pó 50 g de açúcar (ou a gosto) 15 g de café solúvel

Preparo:

Dissolva o kanten na água fria em uma pequena panela. Leve ao fogo médio e acrescente o açúcar, mexendo de vez em quando. Quando levantar fervura acrescente o café e misture por uns 2 minutos, mantendo a fervura branda.

Retire do fogo e deixe esfriar um pouco antes de colocar em uma bandeja ou forminha. (Não deixe esfriar demais pois o kanten começa a solidificar abaixo de 40ºC).

Leve à geladeira depois de solidificar para terminar de resfriar. Para servir corte em cubos e coloque em uma taça ou tigela.

Gosto também de já deixar o kanten com café solidificar em copos, taças ou tigelas em que será servido.

Para complementar: - leite condensado - creme de leite ligeiramente batido e aromatizado com conhaque, whisky ou o licor de sua preferência - sorvete de creme Ou uma combinação dos itens acima para o serviço completo.

Gosto ainda de acrescentar um toque de cacau em pó ou raspas de limão.

Para uma sobremesa vegana basta utilizar leite de soja ou de amêndoas.

0 visualização

JCI Brasil-Japão

CNPJ: 53.832.093/0001-87

Rua São Joaquim, n° 381, 3º andar, sala 32

Liberdade, Cep 01508-900.

©2020 Site criado por JCI Brasil Japão - Movimento Água no Feijão.