• Erika Yamauti

Chef Telma Shiraishi participa da live comemorativa ao Dia Internacional do Nikkei


Evento foi transmitido no dia 20 de junho no Youtube e Facebook, e ainda pode ser assistido pelo www.youtube.com/bunkyodigital


A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Bunkyo, nesse período de pandemia, por meio da comissão organizadora do Projeto Geração, inovou e promoveu a celebração do Dia Internacional do Nikkei totalmente online, com uma live ao vivo e gratuita, no dia 20 de junho, através dos canais do Youtube e Facebook ampliando o seu alcance para todos os países do mundo.


A comemoração foi realizada de forma interativa e descontraída, com apresentação de Alexandre Kawase, Telma Shiraishi, Claudio Kurita e Sandra Hayashida, com participação especial de Joe Hirata. A live teve a participação de autoridades do Governo do Japão no Brasil como Embaixador do Japão, Akira Yamada, e o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, além de outros convidados.

"Obrigada a toda a equipe por um evento maravilhoso! Tanta gente envolvida remotamente para fazer acontecer uma celebração de alcance mundial, com todos os desafios impostos pelo distanciamento. Apresentamos os valores que prezamos como legado de nossos antepassados e é muito gratificante ver na prática como funcionam: coletividade, responsabilidade, integridade, respeito, perseverança, aprendizado, gentileza e gratidão.

Agradeço a todos que participaram e acompanharam a super live em comemoração ao Dia Internacional do Nikkei!", resumiu a chef Telma Shiraishi.

A chef Telma foi convidada a falar sobre o valor da coletividade, e apresentou um resumo do trabalho e da proposta do Movimento Água no Feijão para as mais de 30.000 pessoas que assistiram a live até o momento!

DIA INTERNACIONAL DO NIKKEI

A data foi instituída em 2018, na Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí, com o objetivo de valorizar e unir os, aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo. A escolha do dia é alusiva à chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, em 1868.


Entre nós, a Lei 17.169/2019, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), incluiu no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, o Dia Internacional do Nikkei, a ser comemorado no dia 20 de junho.


“Esta data emblemática, neste momento em que celebramos os 112 anos de imigração japonesa no Brasil, merece ser comemorada com muita ênfase”, destaca o presidente Renato Ishikawa. “A novidade de protagonizar uma edição online é interessante e bem aceita”, acrescenta, lembrando que em nosso país reside a maior população de descendentes de japoneses fora do Japão.


Durante a programação foi também divulgada a Campanha Amigo, promovida pelo Bunkyo, destinada a arrecadar recursos para a manutenção do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e do Pavilhão Japonês, dois significativos espaços culturais de São Paulo.

0 visualização

JCI Brasil-Japão

CNPJ: 53.832.093/0001-87

Rua São Joaquim, n° 381, 3º andar, sala 32

Liberdade, Cep 01508-900.

©2020 Site criado por JCI Brasil Japão - Movimento Água no Feijão.