.jpg/v1/fill/w_320,h_320/file.jpg)
Campanhas solidárias garantiram mais de 1000 refeições para a comunidade
Atualizado: 12 de jan. de 2021
Uma ideia simples, uma parceria "win-win", pensada para apoiar os empreendedores nesse momento de pandemia e ajudar em nossa captação de recursos. Em setembro, durante as reuniões semanais do Movimento Água no Feijão (MANF), surgiu a ideia de propormos parcerias com restaurantes e empresas parceiras, para realizar campanhas solidárias em prol do MANF.
Inicialmente o projeto foi lançado sem muitas expectativas, mas aos poucos, foi crescendo em repercussão e alcance. De setembro a dezembro, foram realizadas 16 campanhas, que arrecadaram o valor equivalente a mais de 1000 refeições.
Nas campanhas solidárias, parte do valor arrecadado pelo parceiro era doado para o MANF, que se responsabilizava pela divulgação da parceria. As empresas foram selecionadas cuidadosamente, para trazer produtos reconhecidos e de excelente qualidade.
"Trabalhar com propósito de valor faz toda a diferença e esta crença foi realmente comprovada na experiência de gerenciar as campanhas solidárias do MANF. A intenção era continuar arrecadando doações para as marmitas diárias e ainda colaborar com o pequeno e médio comerciante local numa parceria de divulgação e doação ao projeto. Combinação perfeita ao proporcionar ao público a vantagem de a cada semana oferecer diferentes produtos saborosos e ainda contribuir com o movimento. A recepção foi muito gratificante desde abordagem aos empreendedores, que já conheciam o projeto e gostariam de colaborar, até acompanhar o feedback do público ao adquirir os produtos divulgados", lembra Carol Ayako Doi, da equipe de Comunicação e Marketing e coordenadora do projeto.
Tivemos a honra de trabalhar com parceiros de renome, como o chef César Yukio, da confeitaria Hanami e restaurantes consagrados, como Jojo Ramen, Espaço Kazu, Lamen Kazu e Yu Yatai. Também tivemos parcerias com a Na-na-ya, Kazu Café, Bodogami e Hachi Café, e pudemos oferecer produtos diferentes, como as jabuticabas do Sitio TH, joias do Atelier Joias, tortas, cookies, hamburguer e oshibana.
"Foram mais de 15 estabelecimentos que participaram das campanhas solidárias de diferentes segmentos com resultados positivos, mas a campanha que mais surpreendeu com toda a certeza foi a de Jabuticaba TH que em uma semana vendeu 1.320 caixas. A repercussão foi tamanha que dobrou a expectativa de vendas e o engajamento do público que comprou e acabou repetindo a compra durante o período, e o número de doação ao MANF aumentando cada vez mais. Além disso, a recepção do público ficava na expectativa por toda a semana com novos produtos para experimentar e ajudar ao movimento a proporcionar marmitas para a comunidade Heliópolis", completa Carol.
O valor das parcerias foi revertido para a produção de marmitas, e foi fundamental para que a distribuição das refeições continuasse até o final do ano. "A cada semana, tínhamos um novo tema para trabalhar em nossa comunidade, então foi bastante trabalhoso e desafiador, mas ao mesmo tempo divertido. Tudo foi preparado com muito carinho e dedicação, pois sabíamos que muitas pessoas seriam beneficiadas com essas campanhas", afirma Erika Yamauti, coordenadora de Comunicação e MKT do MANF.
Os voluntários do MANF agradecem pelo apoio de cada empresa que participou do projeto, e também a cada pessoa que fez a compra das ofertas! Muito obrigado pelo apoio!

Um agradecimento especial aos nossos parceiros solidários: