• Erika Yamauti

MANF divulga resultados e ações de 2020 no Balanço Social

Você sabe o que é um Balanço Social?


A definição de Balanço Social, ou relatório de responsabilidade social, é a divulgação de um conjunto de informações demonstrando as atividades de uma entidade privada junto à sociedade, com o objetivo de divulgar a sua atuação na comunidade de forma transparente.


Esse conceito surgiu nas empresas e ganhou força no Brasil na década de 80, graças ao trabalho do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), na época liderado pelo sociólogo Herbert de Souza (Betinho), que buscava fomentar um movimento de transparência nas organizações públicas e privadas.


Aqui no Brasil, as empresas que mais publicam balanço social estão nos setores de atividades com maiores impactos sociais e ambientais, como petróleo, eletricidade e gás. Entretanto, hoje é comum que as entidades beneficentes e assistenciais também organizem seus relatórios. Movido pela transparência e pela seriedade do projeto, o Movimento Água no Feijão (MANF) decidiu organizar o seu Balanço Social e a prestação de contas desde o início dos trabalhos.


Aprendizado em equipe


A equipe, composta por Mariana Rodrigues, Patricia Murakami, Roger Okura, Leonardo Inamoto e Erika Yamauti, foi coordenada pela jornalista Karin Kimura. Para todos os voluntários, essa foi a primeira experiência com relatórios desse tipo, e o resultado final foi elogiado pelos parceiros e por profissionais do Terceiro Setor, pela riqueza de detalhes e clareza das informações consolidadas.


"Ver todos os resultados do ano no balanço social só mostrou o quanto o esforço de cada um é muito importante para que todo o movimento pudesse acontecer. Estar num grupo de voluntários que estão bem integrados e organizados, todos com um objetivo em comum, tornou todo o trabalho da equipe mais fácil. Fazer parte do MANF é inspirador por cada história e cada ação, numa luta diária contra a fome, e é gratificante saber que essa corrente do bem continua" Karin Kimura

Resultados de 2020


A última edição do Balanço Social compreende o encerramento do primeiro ano de trabalho do Movimento Água no Feijão, englobando a atuação do grupo de maio à dezembro de 2020, com muito trabalho em equipe, força de vontade e famílias alimentadas durante esse período.

O relatório foi criado com o intuito de compartilhar os resultados e as conquistas do projeto com os nossos parceiros, apoiadores e interessados, detalhando ao longo do documento toda a trajetória de conquistas e ações que contribuíram para o sucesso do Movimento Água no Feijão, ação solidária iniciada pela chef Telma Shiraishi.


Desde o início do movimento, em 8 de maio de 2020, foram distribuídas 63 mil marmitas solidárias, graças à ajuda de doadores e voluntários. O impacto do movimento foi se multiplicando ao longo dos meses e gerou uma série de ações transformadoras, parcerias importantes, matérias em sites, jornais e muito mais, que estão detalhadas no Balanço Social.


Acesse o relatório completo clicando aqui.





28 visualizações0 comentário